24 jun 2016

10 motivos para dançar agora

Academia Cristina Cará, Sem categoria Nenhum comentário

Independente da modalidade escolhida – Jazz, Ballet, Sapateado, Dança Contemporânea, Hip Hop ou Ballet Fitness –, a dança reúne inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades, das crianças e adolescentes aos adultos e à terceira idade.

Dançar melhora o humor, incentiva a socialização, faz bem para a respiração, para a frequência cardíaca e para a coordenação motora. Por esses benefícios, a Academia Cristina Cará vêm atraindo não só bebês, crianças e jovens, mas adultos de todas as idades.

Com base em estudos científicos e na nossa experiência, listamos dez motivos motivos pelos quais você deve dançar mais – ou começar a dançar já.

Bye bye sedentarismo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a dança no combate ao sedentarismo, por ser uma atividade física realizada de forma prazerosa, por envolver movimentos do corpo combinados com música.
A dança é recomendada ainda por médicos para auxiliar na luta contra o sobrepeso, pois também queima calorias. No Ballet, por exemplo, perde-se em média 500 calorias.

Coração saudável
Quando dançamos, ativamos a circulação e a frequência cardíaca. A Associação Americana do Coração recomenda a dança como exercício aeróbico para reduzir os riscos de doenças cardíacas. O estudo Dancing for Cardiac Exercise Study (Dançando para o Exercício Cardíaco), do cardiologista Hermes Ilarraza Lomelí, confirma o feito.

Tônus Muscular
Ao dançarmos, movimentamos áreas que não trabalhamos quando corremos ou pedalamos, por exemplo. A dança trabalha o tônus de músculos de quase todo o corpo.

Flexibilidade
A flexibilidade tão exigida para os bailarinos não é apenas para que os movimentos sejam perfeitos. Ela reduz lesões, alivia dores nas articulações e até diminui as dores pós-exercícios.

Postura
A flexibilidade combinada com um tônus muscular resulta na melhora da postura e, consequentemente, uma vida sem dores nas costas.

Felicidade
A dança é uma atividade física que libera muita endorfina, o hormônio da felicidade. Segundo um estudo publicado no The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition, apenas uma aula de dança por semana já pode aumentar o nível desse hormônio de uma maneira significativa.

Colesterol Free
A dança é uma das atividades física destacadas pela OMS como peça-chave na luta contra o chamado colesterol ruim (LDL).

Sem estresse
Dançar também ajuda a aliviar o estresse. De acordo com um estudo do Journal of Applied Gerontology, dançar enquanto acompanhamos o som da música é uma arma eficaz para se sentir mais relaxado.

Exercitando a mente
Um estudo publicado na New England Journal of Medicine apontou que dançar pode melhorar a memória e revelou que pessoas com Alzheimer são capazes de lembrar de fatos esquecidos quando voltam a dançar as músicas de quando eram jovens.

Dois pra lá, dois pra cá
Com a dança também melhora-se o equilíbrio. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro detectou uma melhoria de 50% do equilíbrio e uma redução nas quedas dos idosos que participaram de classes de dança, por meia hora, três vezes por semana.

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